quarta-feira, 9 de setembro de 2015

DPU AMPLIA FORÇA DE TRABALHO COM 63 NOVOS DEFENSORES PÚBLICOS FEDERAIS

Com a posse de 63 novos defensores públicos federais, na próxima quarta-feira (9), em Brasília, serão abertas 10 novas unidades da Defensoria Pública da União (DPU) no país. Dessa forma, mais 5,5 milhões de pessoas passam a se beneficiar com os serviços que vêm sendo prestados pela instituição há 20 anos. A solenidade de posse marca também a comemoração do aniversário da DPU e a inauguração do novo edifício-sede.

As novas unidades estão localizadas nos municípios de: Altamira (PA), Campos dos Goytacazes (RJ), Canoas (RS), Criciúma (SC), Juína (MT), Mogi das Cruzes (SP), Montes Claros (MG), Osasco (SP), Registro (SP) e Sobral (CE).

O aumento do número de unidades da DPU e de defensores – de 550 para 612 – com a posse dos aprovados no 5º Concurso Público, vai permitir a atuação em mais 191 municípios onde há subseções judiciárias. Com isso, a área de cobertura chega a 1.832 municípios, o que corresponde a um acréscimo de 53% para 57% da população-alvo da DPU. O objetivo é que no prazo de oito anos a União, os Estados e o Distrito Federal contem com defensores públicos em todas as unidades jurisdicionais, de acordo com o previsto na Emenda Constitucional 80/2014. Atualmente, a DPU está presente em 23% das seções e subseções judiciárias do Brasil.

Curso de formação

Na quinta-feira (10), tem início o XXII Curso de Preparação à Carreira de Defensor Público Federal, que segue até sexta-feira (18). A palestra de abertura – Evolução Histórica da Defensoria Pública da União – estará a cargo do defensor público-geral federal, Haman Tabosa de Moraes e Córdova.


Ao longo de sete dias, os novos defensores vão receber informações sobre o funcionamento e as rotinas de trabalho da DPU, além de assistir palestras sobre temas diversos, entre os quais A Judicialização de Políticas Públicas, ministrada pelo desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Antônio Souza Prudente, e A atuação da Defensoria Pública nas Tutelas Coletivas, pela ministra Laurita Vaz, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ).


Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União

Nenhum comentário:

Postar um comentário