quarta-feira, 2 de setembro de 2015

VOTAÇÃO PARA DEFENSOR-GERAL ACONTECE NOS DIAS 6 E 7 DE OUTUBRO

Acontecem nos dias 6 e 7 de outubro as eleições para defensor público-geral federal, biênio 2016-2018. As inscrições para os candidatos ao cargo começam a partir da próxima terça (1º de setembro) e vão até a sexta-feira (4). 

            Os membros da carreira da Defensoria Pública da União vão escolher o novo dirigente da instituição para um mandato de dois anos, em um processo de votação que será feito de forma eletrônica. Os defensores poderão votar em seus estados por meio de um sistema seguro. 

            A escolha do defensor-geral começa com o processo de eleição. Cada membro da carreira poderá votar em até três candidatos. Os mais votados vão compor uma lista tríplice a ser enviada à presidente da República. O candidato indicado pela presidente ainda passa por uma sabatina no Senado. Em seguida, o defensor-geral é nomeado. Quem ocupa o cargo pode disputar a reeleição uma vez. 

            “O momento é indiscutivelmente ímpar e a Comissão Eleitoral Apuradora 2015 objetiva garantir que o processo transcorra de maneira serena e que o direito de voto seja exercido de forma ampla e segura”, disse a defensora Ana Cláudia de Carvalho Tirelli Djukic, que preside a comissão, também composta pelos defensores federais Kléber Vinicius Bezerra Camelo de Melo e Pedro Paula Gandra Torres, como titulares. Os suplentes são os defensores Isabel Penido de Campos Machado, Alisson Wander Paixão e Pedro de Paula Lopes Almeida.

            O atual defensor-geral é Haman Tabosa de Moraes e Córdova, que começou o seu segundo mandato em janeiro de 2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário