sexta-feira, 13 de novembro de 2015

DEFENSORES PÚBLICOS REUNEM-SE COM REPRESENTANTES DO DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO NACIONAL E DA PENITENCIÁRIA PÚBLICA FEDERAL DE MOSSORÓ

Na última quinta-feira (13.11.2015) foi realizada uma reunião entre representantes da Defensoria Pública da União em Mossoró (DPU-MO), do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) e da Penitenciária Pública Federal de Mossoró (PF-MOS).

O encontro contou com a presença dos Defensores Públicos Federais Edilson Santana Gonçalves Filho, Daniel Kishita Albuquerque Bernadino e Hélio Roberto Cabral de Oliveira, após realizarem, no dia anterior, inspeção nesta unidade prisional, acompanhados do diretor da PF-MOS, Nilton Soares de Azevedo, visando apurar possíveis irregularidades existentes e resguardar os direitos e a integridade física dos cidadãos presos inseridos no Sistema.

Além do diretor, também estiveram presentes o Diretor Executivo do DEPEN, Rodrigo Augusto Romeiro e o Coordenador Geral de Administração do DEPEN, Carlos Henrique Natal Gomes.
Na reunião os representantes da DPU-MO, PF-MOS e DEPEN trataram de temas relacionados à integração entre as instituições e o compartilhamento de experiências, a fim de aprimorar o serviço carcerário federal. Foram abordadas questões como a desburocratização do acesso aos processos por meio do Sistema Eletrônico de Informações – SEI e a instalação do Body Scanner, um aparelho de ressonância magnética que é capaz de verificar a existência de objetos ilícitos no corpo, tecnológica já presente em aeroportos e no Presidio Federal de Catanduva, em fase de teste.


Na oportunidade foi formalizado pedido de disponibilização de sala, dentro da penitenciária, para atendimento reservado entre o custodiado o e Defensor, com vistas a possibilitar uma rotina de atendimentos mais regulares, por meio da presença do Defensor Público no cárcere. “A presença constante dos Defensores Públicos nas Penitenciárias contribui, inclusive, para diminuir as tensões e evitar o cometimento de faltas”, afirmaram os signatários do documento. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário