quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

ACORDO ENTRE DEPEN E DPU GARANTE CONTINUIDADE AO PROJETO VISITA VIRTUAL

Em acordo firmado entre a Defensoria Pública da União (DPU) e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), no dia 8 de janeiro, está garantida a continuação do projeto Visita Virtual. O objetivo é permitir visitas de familiares – por meio de videoconferência – a pessoas presas em penitenciárias federais.
O projeto passou por algumas mudanças, uma das quais prevê que cada unidade prisional tenha quatro computadores equipados para a realização das visitas. Os equipamentos serão instalados em salas específicas.
Entre janeiro e outubro de 2015 foram realizados 719 eventos no âmbito do Projeto Visita Virtual. Em 32 cidades, pessoas puderam ter contato com seus familiares presos em presídios federais.
Os equipamentos do projeto estão instalados em todas as capitais do país e nas cidades onde existem presídios federais ou presos estrangeiros. Com a visita por videoconferência, as famílias não precisam se deslocar até onde estão os detentos.
Cada preso poderá receber até cinco visitantes, sem contar as crianças. A visita é realizada por meio de conexão segura e dura até 30 minutos. Os familiares devem ser cadastrados na Defensoria Pública da União.

O projeto, criado em 2010, funciona nas penitenciárias de Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Mossoró (RN), Porto Velho (RO) e Brasília (DF). Entre os benefícios está a redução do risco de rebelião nos presídios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário