quinta-feira, 10 de março de 2016

DPU PARTICIPA DA 1ª CONFERÊNCIA CONJUNTA DOS DIREITOS HUMANOS DO DF


DSC 8351 REDIMENSIONADAO defensor público federal Eduardo Nunes Queiroz, titular do Ofício de Direitos Humanos e Tutela Coletiva (DHTC) da Defensoria Pública da União (DPU), participou da abertura da conferência, onde declarou que, como representante, estava presente ao evento para ouvir a sociedade e receber as demandas trazidas pelos grupos organizados. “O acesso à Justiça não se dá apenas com ações judiciais, se realiza também dando voz àqueles que não tem voz. A DPU trabalha junto à população vulnerável e às instituições, dando amplitude às reivindicações daqueles que lutam pela efetivação dos Direitos Humanos. Como agente público, estou aqui para ouvir e receber as propostas trazidas pelos protagonistas da defesa da cidadania”, afirmou. 

Nesta quarta-feira (9) foi iniciada a 1ª Conferência Conjunta dos Direitos Humanos do Distrito Federal, em Brasília, para discutir questões relacionadas aos direitos das pessoas com deficiência, aos direitos humanos, dos idosos e políticas para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT). O evento vai até o dia 12 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Participação Social
O secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do DF, Joe Valle, e o subsecretário de Políticas e Diretos Humanos, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do DF, Coracy Coelho, afirmaram no encontro que o modelo de participação social na formulação e no monitoramento das políticas públicas precisa avançar para romper os retrocessos conservadores que surgem na política nacional.
Conferência e Eleições
Os dois primeiros dias do evento contam com a 3ª Conferência Distrital de Políticas Públicas de Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais – LGBT e com a 4ª Conferência Distrital dos Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência. Elas serão preparatórias para a 5ª Conferência Distrital de Direitos Humanos, nos dias 11 e 12, com o tema "Direitos Humanos para Todas e Todos: Democracia, Justiça e Igualdade", onde serão eleitos 36 delegados (14 do poder público e 22 da sociedade civil) para representar o DF na 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, de 27 a 29 de abril, em Brasília. Também nos dias 11 e 12 de março será eleito o Conselho Distrital de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos com representantes da sociedade civil.
Também participaram da abertura da conferência a colaboradora do governo Márcia Rollemberg, os secretários de Cultura, Guilherme Reis; da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo; o secretário-adjunto de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Carlos Alberto Santos de Paulo; além de representantes de organizações sociais e do Ministério Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário